Formação sobre gestão de riscos e atualização das normas de segurança e saúde do trabalho foca no profissional de recursos humanos; evento já está com as inscrições abertas
Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) realiza, no próximo dia 6 de fevereiro, um curso de atualização sobre normas e procedimentos relacionados à segurança e saúde do trabalhador. “Gestão de Riscos e Impactos das NRs no cumprimento do SST e mudanças de 2023” é o tema da qualificação, que será ministrada pela professora Viviane Krein, de Santa Catarina. O curso será realizado em modalidade híbrida – presencial e on-line – e está com as inscrições abertas.
De acordo com a palestrante, Viviane Krein, o objetivo é capacitar os profissionais na prestação das informações relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalhador (SST), no cumprimento das normas regulamentadoras, bem como o preenchimento e envio das obrigações acessórias pelo eSocial – sistema que o governo federal utiliza, diante das mudanças que entram em vigor no ano de 2023. “A complexidade do departamento pessoal exige profissionais qualificados e atentos às diversas mudanças que ocorrem constantemente na área trabalhista. Além destas dificuldades no cumprimento da legislação, outras obrigações trazem particularidades e prazos, que podem dificultar o correto atendimento, e causar impactos financeiros para as empresas”, alerta.
Viviane explica que o processo de transição das regras e normas, previstas para o ano de 2023 impacta em mudanças e adequações constantes do sistema. Dessa forma, segundo ela, a atividade demanda esforço ao profissional, no que se refere à compreensão, e, consequentemente, o adequado envio das informações ao fisco. “Portanto, o aperfeiçoamento na área é contínuo, para acompanhar as mudanças. Entre as principais, que serão abordadas no curso, estão a atualização para facilitar o envio correto dos eventos que estão relacionados a segurança e saúde do trabalhador, cuidados referentes à multas e penalidades e ainda, a necessidade de elevar a credibilidade e confiança do cliente”, reforça.
O curso, que tem quatro horas de duração, é aberto aos profissionais contábeis, gestores, analistas e auxiliares do Departamento Fiscal e de Pessoal, empresários, estudantes e demais interessados. A formação ocorre na sede do Sindicontábil, na Avenida do Imigrante, 469 – Centro, na segunda-feira, 6 de fevereiro, a partir das 13h30min. No ato da inscrição o participante pode escolher entre a modalidade presencial ou on-line. O telefone para informações é o WhatsApp do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, (51) 9 9969-0553.Sobre a palestrante
Viviane Krein é contadora, mestre em Ciências Contábeis e Administração. Professora no curso de Ciências Contábeis e de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus Chapecó, e coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Além das atividades no meio acadêmico, ministra cursos da área contábil junto a entidades parceiras nos estados de Santa Catarina, Paraná, Goiás e Maranhão.
A necessidade de atualização constante
Conforme o presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, Ernani Baier, o profissional da área tem uma necessidade de atualização e formação continuada. Oportunizar estas condições, segundo ele, é uma das bandeiras da entidade. “Quem atua na área sabe que a legislação e as normas se atualizam a todo instante. Por isso, faz-se necessário um cuidado com a formação continuada. Para nós, do Sindicontábil, ofertar esta possibilidade é uma obrigação”, destaca.
Baier revela que, por meio de sugestão de associados, os eventos de formação do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, a partir deste ano, passarão a ocorrer em formato híbrido, para potencializar a participação dos profissionais contábeis nos eventos promovidos. “Estamos entrando para as comemorações dos 75 anos de nossa entidade. O mundo mudou, assim como a própria profissão e é nosso dever estar conectado a estas transformações”, complementa o presidente.