Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) empossa, nesta sexta-feira, 20/12, sua nova diretoria para os próximos três anos. Flávia Frohlich assume a presidência da entidade, tendo como vice-presidente a atual diretora de comunicação, Clari Schuh. A direção contará ainda com a experiência do atual vice-presidente, Norberto Haas, que ficará com a segunda vice-presidência do Sindicato. A posse ocorre no Centro de Formação Profissional do Sindicontábil, a partir das 19h30min, sendo a segunda vez em mais de 76 anos, que a entidade será presidida por uma mulher, e pela primeira vez, com presidente e vice-presidente mulheres.
Representando a quarta geração de contadores da família Fröhlich de Santa Cruz do Sul, a nova presidente, Flávia Fröhlich vive a contabilidade desde a infância. “Dizem que na infância a gente manifesta o dom que Deus nos deu para seguir na vida adulta, e no meu caso, a contabilidade já fazia parte das minhas brincadeiras como a de emitir nota fiscal, simular atendimentos a clientes, fazer cálculos. Sempre esteve presente na minha felicidade, pois cresci e hoje faço o que gosto muito”, revela.
Com relação à entidade, a nova presidente conta que desde a infância frequenta o espaço do Sindicontábil, seja na época em que acompanhava o pai, Paulo José Fröhlich, diretor em diversas gestões, ou em momentos de festas pessoais, realizadas no salão social do Sindicato. “Fiz minha faculdade de Ciências Contábeis, na Unisc, e depois de formada, associada ao Sindicontábil, ingressei também na diretoria da entidade como suplente do Conselho Fiscal. Para mim, hoje, é um orgulho muito grande, representar uma entidade com mais de 75 anos de história, abrangendo uma região tão grande, pois são 25 municípios no Vale do Rio Pardo e Centro-Serra”, reforça.
Aos seus antecessores, Flávia agradece a contribuição e a dedicação em prol da classe contábil, razão pela qual, ao longo das últimas sete décadas, transformaram a instituição em uma das mais respeitadas e representativas da região. “Nosso desafio agora é manter o bom trabalho realizado pelas gestões anteriores e, ao mesmo tempo, continuar renovando a entidade, ampliando a quantidade de sócios em nosso quadro social”, projeta a nova presidente. O mandato da nova diretoria inicia-se em 1º de janeiro de 2025 e será de três anos. Ao lado de mais 20 profissionais da contabilidade (veja quadro), distribuídos em cargos diretivos de conselheiros e suplentes. Flávia é a segunda presidente mulher do Sindicontábil. A primeira foi Jovaina de Souza Santos, que comandou a entidade entre os anos de 2008 a 2009.
Planejamento para ampliar entidade
O presidente que se despede do cargo neste fim de ano, Ernani Baier, revela que ao assumir o Sindicontábil em janeiro de 2022, decidiu inovar ao implementar o planejamento estratégico da entidade, com foco e metas para a gestão que iniciava naquele momento. “Até este momento, eu creio que isso não havia acontecido na entidade. Começava aí uma caminhada para resolução de situações que eram necessárias, dando um bom norte para nossa entidade, desde então”, pontua.
Ao avaliar o desempenho do grupo, Baier explica que boa parte das metas traçadas para os últimos três anos conseguiram ser atingidas com sucesso, com destaque para a visibilidade maior do Sindicontábil na comunidade regional. “Deixamos nossa entidade mais visível para nossa base, investindo na comunicação e no marketing para chegar a todos estes 25 municípios, e ao contarmos com estes profissionais, tivemos como retorno a aprovação a este modelo de gestão e de abertura da nossa entidade para a comunidade”, pondera, ao ressaltar que todos os 25 municípios da base do Sindicontábil foram visitados. Entre estas visitas, muitos escritórios e organizações contábeis receberam a direção da entidade. “Creio que esta abertura e integração realizada por nós, de certa forma, facilita à próxima gestão, um alcance maior no número de associados ou até mesmo eventos. Trabalhando mais na valorização, integração e representatividade destes profissionais por nós representados”, diz.
A renovação na contabilidade
Ernani Baier acredita que os próximos anos irão imprimir, pelo menos dois grandes desafios aos contadores, especialmente aqueles que atuarão na linha de frente do Sindicontábil, representando a categoria. Enquanto coletivo, relata o presidente, a busca está na ampliação da participação dos profissionais em eventos e na própria vivência em entidade. “Poderia ocorrer uma participação maior da categoria em eventos, nos cursos a atividades de educação continuada”, comenta o Baier.
Outro ponto destacado por Baier está na renovação dos profissionais. O crescimento de uma entidade depende do aumento no número de associados e na redução da idade média dos profissionais que estão vinculados ao Sindicontábil. “Hoje nossa idade média é alta e isso precisa mudar. A presença dos jovens ajuda a oxigenar a entidade e a própria profissão”, ressalta o atual presidente.
Nova diretoria Sindicontábil 2025 – 2028
Presidente: Flávia Inês Frohlich Mielke;
1º Vice-Presidente: Clari Schuh;
2º Vice-Presidente: Norberto Raul Haas;
1º Secretário: Leonardo Marcelo Kobs Suchett;
2ª Secretária: Fernanda Ellert;
1º Tesoureiro: Eloi Pranke;
2º Tesoureiro: Gilnei Claucidio Peiter.
Suplentes:
Conselho Fiscal
Efetivos:
Suplentes:
Delegados Representantes
Efetivos:
Suplentes: