Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp) recebeu, na manhã desta terça-feira, 23/08, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Porto Alegre (TRT-4), o desembargador Francisco Rossal de Araújo. O evento faz parte de um processo de interiorização da Justiça do Trabalho, e reuniu profissionais contábeis, dirigentes de entidades de classe e empresários participaram do encontro.
Araújo falou sobre mediação e a necessidade de intervenções do Judiciário durante a pandemia da Covid-19. “Ocorriam audiências de conciliação em todos os dias. Havia uma necessidade mediação entre empresas e funcionários, por conta de todas as medidas de distanciamento que foram necessárias”, diz. Segundo o desembargador, a Justiça do Trabalho atuou até mesmo durante o fim de semana.
Com as implementações feitas, atualmente é possível, conforme o presidente do TRT-4, solicitar uma audiência de mediação em até 72 horas. “É para falar disso e estar próximo dos profissionais que estamos realizando esta visita. Os profissionais contábeis, assim como tantos outros são muito importantes para a construção da justiça em nosso país”, pontua.
Para o presidente do Sincotec-Varp, Ernani Baier, a presença do desembargador junto dos profissionais e representantes de entidades da região mostra a importância das instituições como o Sincotec-Varp, anfitrião do encontro. “Estamos muito felizes com esta oportunidade, especialmente pelo nível de debate e compartilhamento de informações. Nossa entidade está sempre aberta para este tipo de encontros e parcerias”, destaca.
O encontro de com o presidente do TRT-4 foi realizado no Auditório do Sincotec-Varp, e contou com a participação do juiz do Trabalho de Santa Cruz do Sul, Celso Karsburg e da diretora do Fórum de Santa Cruz, juíza Joseane Caleffi Estivalet.