Santa Cruz do Sul – A edição de julho do Conexão Contábil, encontro realizado mensalmente pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp), apresenta o desafio da digitalização de processos fiscais como tema central. O evento, marcado para o dia 18 de julho, terá como convidado o delegado regional da 7ª Delegacia da Receita Estadual, Luiz Augusto Wickert.
Segundo o palestrante, que atua na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) há uma década, nos últimos anos, praticamente tudo é digitalizado na Receita Estadual. “Quase todos os nossos serviços estão disponíveis para acesso digital. E esse processo traz aos contribuintes e contadores inúmeras vantagens, e uma delas, com certeza, é a agilização no atendimento das demandas”, diz. Esse será o tema central de Wickert em sua conferência no Conexão Contábil.
O delegado regional destaca, ainda, que o profissional de contabilidade é parceiro do Fisco, por ser ele o responsável pelo auxílio aos contribuintes e pela apuração tributária, bem como na tarefa de escrituração e entrega das obrigações dos contribuintes. “Pretendemos, como sempre foi, estreitar cada vez mais nossa relação com esses profissionais, pois o correto trabalho deles é de total interesse do Fisco e de toda a sociedade”, observa. Além do tema, Wickert deverá abordar a Agenda Receita 2030 e as novidades sobre o portal de atendimento da Sefaz.
Para o presidente do Sincotec-Varp, Ernani Baier, a oportunidade é de grande interesse da classe contábil, uma vez que trará à região o debate sobre o Fisco estadual e os desafios para ampliar o atendimento aos contribuintes. “Estamos ansiosos por esse Conexão, especialmente por estar recebendo o delegado regional, que é natural de nossa região e apresentará dados tão importantes para toda nossa classe contábil. Será mais um grande evento aberto aos nossos profissionais”, convida.
O Conexão Contábil ocorre no 18 de julho, na sede do Sincotec-Varp, na Avenida do Imigrante, 469, Centro de Santa Cruz do Sul, às 19h. O evento é aberto aos sócios e profissionais contábeis, com entrada franca. A palestra com Luiz Wickert ocorre no primeiro momento do encontro, que segue com um coquetel e oportunidade de network para os participantes.
Luiz Wickert tem 40 anos e é natural de Santa Cruz do Sul. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), integra o time de profissionais da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) desde 2012. Ele ingressou na Sefaz como auditor fiscal em 2012 e, desde 2019, é delegado regional, com passagens pelas delegacias de Uruguaiana e Erechim. Atualmente, ele está à frente da 7ª delegacia Regional da Receita Estadual, em Santa Cruz do Sul.