Ernani Baier
Presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo
O Sindicontábil Vale do Rio Pardo é uma entidade existente há 75 anos, e tem em sua base territorial 25 municípios tendo sido constituída com a finalidade de, entre outras, a representação legal da categoria dos Contadores e Técnicos em Contabilidade, entendida como os proprietários de diploma de Curso Técnico ou de Graduação. Entre as prerrogativas podemos citar “instaurar dissídios coletivos, promover e celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho, com o objetivo de reger as relações de trabalho dos componentes da categoria, no âmbito de sua representação”. A respeito disso, cabem-nos algumas reflexões, prezados contadores e técnicos em contabilidade.
A categoria pode ser encontrada tanto no Setor Público (Prefeituras, Câmara de Vereadores e outras organizações), bem como operando em empresas de diversos setores, sendo proprietário de organizações contábeis ou até gerente por elas, entre outros.
Este ano começamos a atuar diretamente na defesa dos direitos dos Profissionais da Contabilidade exercendo atividade em organizações contábeis como trabalhador, cujos interesses patronais são defendidos na grande maioria dos municípios gaúchos pelo SESCON RS. Assumimos o protagonismo de nossa classe, elevando nosso papel sindical perante nossa comunidade.
Em um primeiro momento iniciamos esta operação para negociar uma convenção coletiva para os trabalhadores do município de Santa Cruz do Sul, pois nossa carta sindical estava em processo de ajustes no Ministério do Trabalho. Como esses ajustes na carta sindical já foram feitos, avançaremos de forma que para a base de dados de 1º de março estamos abrangendo na negociação com o SESCON RS toda a nossa base, exceto Venâncio Aires que faz parte do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Região do Vale do Taquari – RS.
Já em outra frente, começamos a interagir com os municípios de nossa base de forma para verificar e, na medida do possível e necessário, melhorar o nível de remunerações e valorização dos profissionais da contabilidade que trabalham no setor público municipal. Já verificamos que em vários casos não existe uma remuneração adequada em comparação com outras classes no mesmo município ou em comparação com outros municípios de porte semelhante e nível de renda, dada a importância do profissional da contabilidade perante os órgãos de controle.
No futuro próximo também analisaremos como os profissionais de contabilidade em empresas diversas estão em termos de remuneração e valorização. Nestas empresas geralmente a nossa categoria é minoritária, sendo englobadas pela negociação da entidade que representa os majoritários.
Dá para compreender a diferença de participar de uma entidade representativa, que está ao lado do profissional contábil é mais que isso, conta com a tradição de quase um século, constituindo-se como um dos Sindicatos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Todos nós somos o Sindicontábil Vale do Rio Pardo e estamos ao seu lado na busca constante pela valorização e aprimoramento de nossa profissão.