Melissa Kanitz,
Contadora e professora na Unisc; associada Sindicontábil Vale do Rio Pardo
Instituído em 1963, o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro não é apenas uma data, em meio a tantas outras, mas precisa nos levar a refletir sobre a importância desse profissional. Você que está lendo esse artigo certamente foi alfabetizado por um (a) professor (a) e, sem dúvidas, lembra dele (a) com muito carinho. Eu lembro de todos os meus professores do ensino fundamental, médio e da faculdade com muito carinho e sou muito grata por todos os ensinamentos recebidos e compartilhados que me tornaram a profissional que sou hoje.
Acompanho de perto uma professora que alfabetiza crianças, minha irmã Mônica, e sei de todos os desafios que esses profissionais enfrentam em um país que, infelizmente, em muitos momentos não valoriza a profissão que forma todas as outras profissões. Tenho muito orgulho dela, assim como de todos os professores que compartilham esse dom de ensinar.
Tão importante quanto os professores que alfabetizam, estão os professores universitários, profissionais que diariamente se dedicam a buscar novas metodologias, formas de ensinar e transmitir o conhecimento, buscando formar pessoas técnicas e éticas, nas mais diversas áreas, sem deixar de lado o ser humano. Além disso, esses professores precisam estar em constante atualização, visando prender a atenção do aluno e despertar nele o interesse nos assuntos abordados.
Na nossa área contábil, a preocupação em formar profissionais que estejam aptos a exercer a profissão com conhecimento técnico e ético é muito grande, pois sabe-se que a contabilidade é ferramenta importante para o controle do patrimônio das pessoas físicas e jurídicas e possui relevância no processo de tomada de decisão, amparando os gestores, apresentando a situação econômica e financeira da empresa, bem como nas estratégias dos negócios quanto a aumento de produção, vendas, investimentos, preços, endividamento, lucratividade, entre outros.
Além disso, a área contábil é uma área que exige atualização constante, formação continuada, pesquisa, pois abrange temas que são mutáveis, como a legislação, as regras e normas, sempre atentando para as Normas Internacionais de Contabilidade que vigoram no Brasil desde a publicação da Lei 11.638 de 2007, que atualizou a Lei 6.404/1976. Assim, o contador passa a ser um eterno estudante.
Desse modo, parabenizamos a todos os profissionais professores, em especial aos colegas contadores professores que, com maestria, exercem a profissão, muitas vezes sob diversos desafios, sem deixar de lado a ética e a preocupação com a formação de seus alunos. Parabéns colega professor, você tem o dom de mudar a vida das pessoas!