Clari Schuh
*Diretora de Comunicação do Sindicontábil Vale do Rio Pardo
*Integrante da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior do CRC/RS
O 25 de maio é a data que homenageia um dos principais setores do Brasil, a indústria, responsável pela transformação de matérias primas em produtos e bens de consumo nas mais distintas áreas como alimentação, vestuário, metalurgia, eletroeletrônica, automobilística, petroquímica, entre outras. Quase tudo que conhecemos passa pela indústria.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, em 2022 o setor respondeu por: 23,9% do PIB brasileiro, 69,3% das exportações brasileiras de bens e serviços, 66,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento, 34,4% da arrecadação em tributos federais – exceto receitas previdenciárias, e 27,2% da arrecadação previdenciária. Também, é responsável pela geração de mais de 9,3 milhões de postos de trabalho no Brasil, ou 20,3% de todos os empregos formais do país. Logo, não resta dúvida da importância do setor para o desenvolvimento econômico do Brasil.
No entanto, entre outros fatores e, posteriormente a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, tivemos um impacto considerável na indústria. Contudo, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o cenário é de recuperação, mesmo que vem ocorrendo de forma lenta.
E é neste contexto que se destaca a importância do papel do profissional da contabilidade, pois entre as várias vertentes contábeis, encontra-se a contabilidade industrial, e o setor industrial é repleto de especificidades, como análise de custo de produção e matéria prima, mão de obra subsidiária, entre outras questões. Como responsável por gerenciar os custos dos produtos ou serviços oferecidos pela organização, contribui para determinar os melhores preços e uma margem de lucro satisfatória com base em todos os custos envolvidos em uma produção industrial.
Além disso, o profissional da contabilidade passou a auxiliar os gestores na tomada de decisões empresariais, construindo e aperfeiçoando estratégias atuais e futuras, além de possibilitar uma melhor tomada de decisões. Ou seja, a nova realidade do profissional contábil está em analisar dados financeiros e interpretar seu significado para a organização, envolvendo a compreensão das tendências financeiras, identificar áreas de oportunidade e avaliar os riscos financeiros e operacionais. Assim, o profissional da contabilidade é um parceiro estratégico indispensável para as organizações.