Ernani Baier, presidente do Sincotec-VARP
Clari Schuh, Diretora de Comunicação do Sincotec-VARP
Em 25 de Abril comemora-se o dia do Profissional da Contabilidade. Este tem um papel fundamental para as organizações, sendo que a sua atuação sofreu transformações ao longo dos anos. Da denominação de “guarda-livros” do início do século passado, para consultores contábeis, demandados pelas grandes empresas, muita coisa se modificou. A responsabilidade que esses profissionais assumem perante os seus trabalhos também vem aumentando consideravelmente.
O profissional contábil é imprescindível, sendo isto muito evidente em períodos de crise, inclusive já foi o slogan do Conselho Federal de Contabilidade, em sua campanha de valorização do serviço prestado pelo profissional contábil “Na crise, o contador é o médico do seu negócio”. É neste momento que os administradores precisam repensar a gestão de sua organização e refazer seu planejamento financeiro em função dos reflexos da crise. Foi o que vivemos na pandemia da Covid-19, a cada dia, surgia uma enxurrada de novas normas, medidas provisórias, portarias e leis que muitas vezes são conflitantes, e era preciso interpretação dessa legislação para a tomada de decisões.
Assim, o profissional contábil passou a assumir um novo perfil, está mais próximo aos gestores auxiliando administração, nos controles a serem utilizados, com a incumbência da interpretação dos fenômenos patrimoniais, para manter a organização competitiva, garantindo o seu sucesso. Ou seja, de executor de rotinas passou a se dedicar mais à análise e ao aconselhamento dos gestores.
Os profissionais de contabilidade, no exercício de suas atividades, produzem informações que afetam diretamente a vida das pessoas, das entidades, do Fisco, de investidores, de clientes, de credores, de administradores e demais usuários das demonstrações.
Todo Contador também precisa ser um Administrador de excelente qualidade, pois tendo visão do negócio, pode gerar relatórios com informações que auxiliem nas decisões da organização, seja ela de compra de bens móveis e imóveis, tomada de empréstimos de terceiros ou integralização de sócios, dentre outros assuntos tão importantes para a empresa praticar um princípio básico que é a Continuidade. Sem esquecer de sua participação na Gestão de Riscos do negócio ou assuntos relacionados a Compliance, entre outros.
Para alcançar o objetivo que dele se espera, o profissional da contabilidade necessita estabelecer em seu comportamento determinadas condições e características, as quais referem-se à integridade nos serviços, boa conduta profissional, objetividade, competência, confidencialidade, além de agir sempre com o Código de Ética Profissional de sua classe e com a ética de modo geral.
Finalmente, deve-se pontuar a necessidade de atualização contínua dos conhecimentos tendo em vista as constantes alterações nos procedimentos que afetam a área da contabilidade. A entidade de classe é o local apropriado para isto, sem mencionar que também defende seus interesses e trabalha na sua valorização perante a sociedade.