Ernani Baier
Presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp)
A celebração de nossa profissão – contabilidade – é, também, o reconhecimento da importância dela no mundo em que vivemos. Ao redor dele, a contabilidade é reconhecida como a linguagem universal dos negócios. É por meio da interpretação dela, feita em cima de dados e relatórios, elaborados por profissionais contábeis, que empresas e governos conseguem tomar suas seguras decisões, apontar caminhos e planejar estratégias para o crescimento. Desenvolvimento é a continuidade da contabilidade. Êxito no mundo dos negócios é uma condição ao uso das ferramentas dela.
Por ser uma ciência que tem o papel de traduzir números, estatísticas e contas, a contabilidade torna-se peça-chave para qualquer tipo de atividade profissional. Em um tempo de transformações e mudanças aceleradas por conta da tecnologia, a ciência da contabilidade encontra, cada vez mais, necessidade da figura humana por trás da máquina, a inteligência para a leitura e interpretação das informações que apontam para a precisão das orientações contábeis.
Nesse sentido, o ser profissional contábil é, mais do que um trabalhador capacitado e certificado pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, uma pessoa capaz de seguir com seu aprimoramento constante. Além de métodos, leis e regras, que se atualizam a cada dia, cujo próprio código de ética e conduta vive sob constante modernização em uma releitura de conceitos e fazeres, é necessário dizer que nosso fazer exige um aprimoramento e desempenho acadêmico constantes. Somos eternos aprendizes no ato de desempenhar nossa profissão.
É correto dizer, ainda, que o profissional contábil precisa ter na ética, quiçá, um de seus maiores valores pessoais. Trata-se de uma atividade prestada com tenacidade, responsabilidade profissional, mas, sobretudo, de um compromisso intangível com a legalidade dos atos diante do cliente e dos órgãos fiscalizadores. Ser profissional contábil é, antes de tudo, uma profissão de lisura, respeito e moralidade com seus valores pessoais e as determinações que balizam as relações entre empresas e governos. A contabilidade é uma profissão de fé, um exercício de entrega e comprometimento, sim.
Já entre seus pares, os profissionais contábeis precisam pautar-se pelos princípios de cooperação e respeito para que ocorra a harmonia entre a classe contábil, tornando coletiva a ética profissional que é tão cara a esses profissionais. Por meio dessa relação harmônica, construída em um ambiente saudável de solidariedade, a classe contábil cresce e reafirma seu espaço na organização de nossas sociedades. Ser contador é, também, entender de relacionamento, de respeito mútuo e integral aos demais profissionais da área. Somente por meio da difusão desses predicados é que teremos uma classe unidade e coesa no objetivo de cumprir nossa missão profissional pró-organização de desenvolvimento de empresas e governos, afinal, a contabilidade é uma necessidade para todos.
Por tudo isso, é legítimo que o profissional contábil sinta orgulho da sua profissão e da sua atuação no contexto social atual. As conquistas obtidas por meio do fazer da contabilidade, à luz do nosso Código de Ética e das ferramentas profissionais disponíveis, são mensuradas pelos resultados obtidos em nossa sociedade. Àqueles que seguem o fazer contábil, na legitimação dos valores éticos e morais de nossa profissão e primam pela qualidade do resultado, mitigando riscos e enfrentando os desafios do tempo atual, fica, neste momento, o nosso sincero agradecimento e as congratulações pela escolha de uma profissão tão importante para o funcionamento da vida organizada em sociedade. A todos os pares, parabéns pela passagem do Dia do Contador! Saúde e vida longa para cumprirmos nossa jornada.
Prestes a completar 75 anos, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp) é, hoje, a referência para os profissionais da área em 25 municípios do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra. Com uma estrutura física disponível para a realização de cursos e eventos técnicos e sociais, nossa entidade configura-se como um porto seguro aos profissionais contábeis.
Por meio de ações como o “Conexão Contábil”, realizado na sede da entidade uma vez por mês, buscamos aproximar os profissionais de temas importantes, promovendo a atualização e socialização entre os pares. Nas parcerias com entidades de ensino e formação continuada, tentamos viabilizar o acesso ao aprimoramento constante, exigência pétrea da contabilidade. Na parceria com instituições, empresas e prestadores de serviço, ampliamos o rol de possibilidades de atendimentos, descontos e contratações de soluções profissionais e pessoais aos associados do Sincotec-Varp.
Vivemos um grande momento na transformação de conceitos e modernização de nossa atuação como entidade de classe. E neste dia 22 de setembro, Dia do Contador, queremos seguir cada vez mais próximos de nossos profissionais contábeis, atuando com referência e inovação em nossa sociedade. A família Sincotec-Varp abraça o contador e deseja sorte, saúde e sucesso em mais esse dia festivo para a nossa categoria.