Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) despediu-se, na última sexta-feira, 31 de maio, do seu ex-presidente Benedito Bicca Pires, que faleceu aos 83 anos em Santa Cruz do Sul. O profissional atuou na entidade como presidente nos anos de 2002 e 2003, sendo também Delegado Emérito do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS). Pires foi sepultado no Cemitério São João Batista.
Com uma trajetória marcante no meio contábil, o ex-presidente foi, durante 25 anos, Delegado Regional do CRC/RS, sendo inclusive o responsável pelo registro de muitos profissionais em atividade na região. “É um momento muito triste para a contabilidade e para nossa entidade. O meu próprio registro de contador foi entregue por ele, pessoa que sempre despertou a inspiração e a motivação de nossa categoria”, comenta o presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, Ernani Baier.
Natural de Pantano Grande, em 1953 mudou-se com a família para Santa Cruz do Sul, onde formou-se Técnico em Contabilidade no Colégio Marista São Luiz. Além de atuar em empresas fumageiras de Santa Cruz, Pires fundou o escritório Contábil Fumocap, em homenagem ao título de “Capital do Fumo” que o município ostentava entre as décadas de 1960 e 1970. Associou-se ao Sindicontábil Vale do Rio Pardo em 1971, e permaneceu como diretor na entidade por mais de 30 anos, sendo eleito presidente para o biênio 2002-2003, mesmo período em que foi membro da diretoria da Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (Fecontábil/RS).
Em 1986, passou a responder como Delegado Regional junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS, cargo que ocupou de forma efetiva até o mês de dezembro de 2010. Após sua passagem como interino no cargo, Pires seguiu como Delegado Emérito na região. Em 2016, recebeu o título de “Cidadão Santa-Cruzense”, pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.
O dirigente deixou de luto a esposa, Elisa Henriqson Pires; filhos, Bernadete Henriqson Pires, Fernando Henriqson Pires, Mariangela Henriqson Pires e Anelise Henriqson Pires; netos Ana Laura, Gustavo, Augusto, Luis Felipe e Natália. Ele faleceu no Hospital Santa Cruz e foi sepultado no último sábado, 1º de junho, no Cemitério Católico São João Batista.