*Clari Schuh
Diretora de Comunicação do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp)
É irrefutável a importância do contador para a sociedade e para o sucesso das empresas, inici-ando pelo mais básico, que se refere a quem toma as decisões no que tange a normatizações e recursos para elisão fiscal, realizando um planejamento tributário adequado, e vai até o analista e consultor das empresas. Seu trabalho está presente no dia a dia das pessoas e das organiza-ções, contribuindo para a eficiência e desenvolvimento dos setores público e privado e do ter-ceiro setor.
A profissão contábil evoluiu muito nos últimos anos e tem posição fundamental nas empresas, com a geração de informações e participação nas decisões estratégicas. Sua área de atuação é ampla, podendo atuar na área pública, em empresas, na docência, escritórios contábeis, perícia, auditoria, consultoria, entre tantas outras possibilidades, inclusive em cargos de gestão. É res-ponsável, nas organizações, pela apuração dos dados financeiros, a exemplo dos custos, des-pesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos. A centralização de tantas informações rele-vantes para o bom desempenho de uma organização manifesta que o profissional é essencial para o crescimento das empresas.
A contabilidade é uma ciência secular, e por mais que a tecnologia evolua, o contador ainda continuará na posição de destaque e controle dessa ciência.
Portanto, há uma falsa ideia de os sistemas substituírem o contador. Eles acabam se tornando ferramentas para facilitar os pro-cessos na área da contabilidade. Tanto que podemos perceber a dificuldade das empresas em encontrar novos profissionais. Uma pesquisa realizada recentemente, pelo Instituto de Pesqui-sa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que a profissão de contabilidade tem uma empregabili-dade superior a 90%. Isso ratifica que o contador é extremamente requisitado, mesmo depois de tantas mudanças e da inserção da tecnologia no ambiente empresarial.
Adicionalmente, as dinâmicas de negócios sofreram transformações, e essas mudanças gera-ram uma oportunidade para potencializar o valor e a contribuição da atividade contábil para a gestão dos negócios, e isso vem contribuindo para a alteração do estereótipo do contador pe-rante as organizações e a sociedade.
O mercado, de uma forma geral, não apenas exige habilidades técnicas, as chamadas hard skills, mas também habilidades comportamentais, que são as soft skills. Na área contábil não é diferente. As habilidades e competências necessárias aos profissionais da área estão se alte-rando e, gradativamente, compreendem a capacidade para criar relacionamentos, a comunica-ção eficaz, a competência de solucionar problemas, a qualificação para a inovação e a aptidão de lidar com dados e tecnologia. Essa percepção já vem sendo exposta pelo Conselho Federal de Contabilidade, que compreende que os contadores “estão no topo das profissões que ge-renciam a economia com comprometimento, ética e inovação”, pois a ciência contábil está nas informações de alta qualidade, sobretudo na “confiabilidade que a sociedade tem nos dados gerados pelo profissional da contabilidade”.
Por toda essa mudança, relevância e participação na sociedade atual, o novo contador merece ser ainda mais celebrado. Desse modo, neste dia, queremos parabenizar todos os contadores pelo seu relevante papel nas organizações e, por conseguinte, para a sociedade. Nossa admira-ção e homenagem neste dia!